domingo, 29 de junho de 2014

Workshop Dance Movement Therapy


Há sonhos que se adiam para não se realizarem adiantados.

Este fim-de-semana frequentei este workshop, ministrado pela dança terapeuta Jeanette MacDonald, pioneira deste método na Europa. Agradeço, desde já, à Psinove ter-nos proporcionado a oportunidade de aceder à experiência, ao conhecimento e à generosidade desta profissional, bem como às vivências que pudemos experimentar na primeira pessoa durante estes dois dias. 

Que a dança é terapêutica e pode constituir uma ferramenta no caminho da cura já todos vocês sabem que é uma das premissas CurAção, porque já o mencionei e testemunhei várias vezes. Que o movimento constitui um mediador importante em contextos educativos, clínicos, comunitários, etc. e um facilitador de processos de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e cura num sentido mais abrangente, também já constituía uma verdade para mim, não só porque já consta na literatura, porque o estudei ou o comprovei no terreno mas porque o vivencio todos os dias, comigo e com os grupos com que trabalho. 

Mas preciso de sistematizar e arrumar muitas das coisas que fui recolhendo e aprender muitas mais para poder um dia utilizar a dança como ferramenta psicoterapêutica, nomeadamente realizar o mestrado em Dança Movimento Terapia.

Também é verdade que uma das minhas bandeiras é a da Psicossomática, porque todos somos psicossomáticos. Qual não foi a minha surpresa quando a Jeanette começa a formação com a seguinte premissa:

We are not only psychosomatic but also somatopsychic. 
It's a circular process.*

Soma e psique acontecem em simultâneo, não há como dissociar as duas dimensões. 

BODY DOESN'T FORGET.*

Com a dança terapia pretende-se aumentar o repertório de movimento (que constitui um reflexo de um "movimento" interior), potenciando assim a mudança para novos padrões (motion + emotion), envolvendo todos os sentidos no processo. 

There's dance in everyBODY.*

Dancing is only walking with attitude.*

Foi um fim-de-semana intenso, essencialmente vivencial, onde foram tocados processos individuais, relacionais e de grupo, para que pudéssemos sentir a essência desta abordagem. 

A Jeanette tem 40 anos de experiência, humildade, amor e um respeito enorme pelo próximo. Uma inspiração. 

E agora com o bichinho completamente acordado, espero que o mestrado chegue a Portugal ou vou até Barcelona fazê-lo, mas... 6000 eur é muita ginástica para os meus baby steps (só renasci há um ano!). Andando com atitude e o resto... virá!

Há sonhos que se precipitam para não chegarem atrasados.

*conteúdos da formação


(foto Psinove)



(foto Psinove)

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM