domingo, 10 de dezembro de 2017

CurAção construída, Rita reconstruída


Faz hoje 5 anos que fui internada, pela primeira vez, no IPO, com um linfoma no estadio IVB. Este projeto do blog era para ser um ano - 365 publicações. Era este o desafio, iniciado depois dos tratamentos e dos "hibernamentos" (internamentos). Acabei por manter o blog porque a caminhada não termina na remissão ou no fim dos tratamentos, muito pelo contrário: há toda uma vida depois do cancro que é um autêntico desafio e para o qual não sinto que haja ainda as respostas necessárias, desejadas e adequadas. Neste momento, sinto que a missão "curação em construção" está cumprida. Ainda que grande parte dos desafios da minha vida continuem a ter a marca do turning point que foi o diagnóstico de um cancro e tudo o que se seguiu, está na hora de abraçar esses efeitos secundários ou esses "efeitos especiais" e seguir em frente. 

Em termos de saúde, as coisas mudaram mas o linfoma ficou para trás. O cérebro nunca mais vai voltar a ser o mesmo mas está ainda muito capaz. No corpo, continuam a acontecer coisas estranhas a toda a hora mas um mioma uterino de 4cm "em relação com a bexiga" é o mais chato. Se por um lado, é uma situação que surge depois dos tratamentos, com a menstruação a ser muito irregular desde aí, por outro lado, sou muito feliz por não ter ficado com a menopausa aos 33 anos, o que era o mais provável de acontecer. Teria evitado o crescimento dos miomas mas não seria a mesma coisa. Passei a valorizar muito mais o ciclo menstrual e a condição feminina cíclica (e não "instável"). 

Ainda assim, ao nível da saúde, o mais difícil destes últimos 4 anos pós-tratamentos foi ter deixado de dormir, o período das insónias foi um terror que já se vai ultrapassando. Dentista, ginecologista, otorrino, psiquatra e hematologista são as consultas que tenho marcadas por agora, mas gostava muito de conseguir espaçar as minhas visitas ao médico, integrando respostas mais naturais com maior frequência, como era normal para mim antes do diagnóstico. Pouco a pouco. "Uma coisa de cada vez" é talvez a frase que ecoa mais vezes na minha cabeça nos últimos anos, até porque... esqueçam lá essa história das mulheres serem multitarefas! Isso serve muito boa gente mas "não contem comigo", diz o meu cérebro! Nem sou eu, é mesmo a máquina!

Foto Instant Bulb

Comecei agora um novo desafio profissional que marca o meu regresso à Psicologia, percurso que também tinha ficado congelado com o cancro. 5 anos depois, cá estou eu outra vez, na tentativa de integrar todas as minhas competências. Continuo a dançar, com um corpo menos ágil mas bastante capaz, enquanto sentir. Quando não for para ser, há-de ser outra coisa qualquer. Com o passar dos anos, mais do que perder - como nos ensinam - vamos acrescentando. 

Dou por terminado, para já, o "curação em construção", não querendo dizer que não volte a escrever um artigo ou outro com informação que considere relevante, sobretudo para quem está a passar ou passou por uma doença oncológica. Por exemplo, não cheguei a escrever sobre Psicooncologia e foi um dos serviços a que recorri no último ano, no meu caso, na Liga Portuguesa Contra o Cancro. Fui uma privilegiada por poder ter tido este acompanhamento durante um ano, com uma frequência quinzenal, de forma gratuita. Às vezes, é mesmo uma questão de acesso à informação.

Quando comecei o blog ainda não havia a proliferação de blog's e canais que há agora. Na altura, procurei muito testemunhos de outras pessoas, imagens de pessoas numa fase mais adiantada, curadas, "com cabelo". Hoje já há muitos recursos a esse nível: por um lado, porque há muitas pessoas com cancro; por outro, porque o estigma diminuiu e é possível falar, mostrar, dar nome, exprimir e expressar. Talvez o passo seguinte seja um site, mas vou fazer tudo no tempo certo que, neste momento, honestamente, é o que for. Vai continuar o CurAção e o hashtag "Saúde & Criatividade" porque constituem a minha missão e o ingredientes que ponho em tudo o que faço. As formas ou os formatos, esses, podem ir mutando e mudando. 

Agradeço a todas as pessoas que aqui passaram em ações, em palavras, em imagens, em intenção! 150000 visualizações em pouco mais de 4 anos é um bom número. Já não sou a chata das "fotos para o blog"! Obrigada, obrigada, obrigada! E, desobrigada, obrigada mais uma vez! Continuem a visitar este espaço sempre que precisarem! Continuo no facebook, no instagram e no email! Até já! 

1 comentário:

  1. Eu AGORA FULLIFICAMENTE BECAU DE FINANCIAMENTO DO EMPRÉSTIMO QUE OBtive do Sr. Benjamin Lee. Gostaria de levar isto ao conhecimento do público sobre como eu entrei em contato com o Sr. Benjamin depois que perdi meu emprego e me foi negado empréstimo por meu banco e outra instituição financeira devido à minha pontuação de crédito. Não pude pagar os honorários de meus filhos. Eu estava atrasado nas contas, prestes a ser expulso de casa devido à minha incapacidade de pagar meu aluguel, Foi durante este período que meus filhos foram tirados de mim por adoção. Então eu me propus a buscar fundos online onde perdi $3.670 que pedi emprestado a amigos que me foram roubados por duas empresas de empréstimo online. Até eu ler sobre o Sr. Benjamin Lee ajudando as pessoas com um empréstimo on-line no qual este e-mail foi declarado (247officedept@gmail.com) em algum lugar na Internet, ainda não estava convencido por causa do que eu passei até que um parente meu que é um clérigo também me contou sobre o esquema de empréstimo em andamento a uma taxa de juros muito baixa de 2%% e termos de pagamento adoráveis sem penalidades por falta de pagamento. Não tenho escolha a não ser contatá-los, o que fiz através do texto +1-989-394-3740 e o Sr. Benjamin me respondeu Naquele dia foi o melhor e maior dia da minha vida que nunca poderá ser esquecido quando recebo um alerta de crédito de $400.000,00 do valor do empréstimo Usd que solicitei. Utilizei o empréstimo efetivamente para pagar minhas dívidas e iniciar um negócio e hoje eu e meus filhos estamos tão felizes e realizados. Você também pode contatá-los por e-mail: (247officedept@gmail.com) WhatsApptext helpline: +1-989-394-3740 Por que estou fazendo isto? Estou fazendo isto para salvar tantos quantos precisam de um empréstimo para não serem vítimas de golpes na Internet. Obrigado e que Deus abençoe a todos vocês, sou Oleksander Artem, de Horizon Park BC , Ukrain.

    ResponderEliminar

INSTAGRAM