quarta-feira, 4 de junho de 2014

IV Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Psicossomática


Sábado, 31 de Maio de 2014



Dentro da Psicologia, sempre quis trabalhar na área da Psicossomática e esse desejo parte inevitavelmente da minha vivência. Tudo o que vivo emocionalmente tem repercussão directa no corpo, pelo que não consigo conceber a ideia de uma emoção sem uma manifestação física correspondente ou uma manifestação física sem um correspondente psicológico. Não se trata de causalidade, trata-se de processos que concorrem e que atestam que todos somos psicossomáticos, todos somos SOMA (corpo) e todos somos PSIQUE. 

Área multidisciplinar que reúne medicina, psiquiatria, psicanálise e psicologia, bem como outras áreas do estudo do pensamento e do homem, como a filosofia, a literatura, o jornalismo e a sociologia... Reúnem-se pessoas para falar de pessoas e de várias perspectivas de ver a vida, a morte, a doença e a saúde.

Muito embora tenha identificado, nas revisões bibliográficas apresentadas, uma ausência na referência a autores ligados às psicoterapias corporais, acredito que estamos no bom caminho para uma integração dos conhecimentos originários de várias ciências, sendo que, como disse o Prof. Coimbra de Matos: 

"só a dúvida e o pensamento divergente fazem ciência".

Minha colega e amiga, Sofia Câmara, e a sua mãe e pediatra do IPO, Dra. Maria José Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM