domingo, 5 de abril de 2015

Ressureição


O difícil de ser cuidador ou lidar com a dor dos outros é o sentimento de impotência. Na tentativa de ressuscitar a alegria, sai tudo quanto é frases apaziguadoras que ainda fazem a pessoa sentir-se pior se a paz está a quilómetros de distância. Outras vezes são mesmo as palavras que apaziguam a única coisa de que é preciso. A maior parte das vezes dispensa palavras. Tenho dificuldade em dizer a quem quer que seja "Vai correr tudo bem" com medo de estar a mentir porque, na verdade, eu não sei mas, ao mesmo tempo, a mim disseram-me muitas vezes "Vai correr tudo bem!", como que a dizer "confio em ti para ultrapassares isto!" ou "tu és capaz!" ou, no desespero, "vai correr tudo bem porque não aguento que seja de outra maneira." A Rita durona diria "Orienta-te que temos muita coisa para fazer!" mas aprendi neste processo a baixar as armas. Às vezes é preciso baixá-las, outras vezes utilizá-las, a ferro e fogo.

Sou boa com lágrimas, acho tudo o que tem a ver com emoções o mais bonito que temos, porque é honesto, mas não me chorem os meus! As lágrimas da minha mãe são as que mais me mexem com o sistema. Aliás, acho que as minhas lágrimas e as dela são feitas do mesmo e têm um único botão para ligar e desligar. Mas sei que são as dela, não são as minhas. Eu não consigo dizer "Vai correr tudo bem." mas eu sei que está tudo bem, mesmo quando está mal; que cada pessoa está no seu processo de crescimento e cura e que vai correr tudo bem, mesmo que o final não seja feliz, porque tudo está no lugar que tem de estar; que vai correr tudo bem porque, mesmo que as coisas não corram como se quer, acredito na capacidade da pessoa transformar a experiência e se superar. Não admito um universo menos perfeito do que este, em que tudo esteja a acontecer como tem de acontecer, a ir para onde tem de ir. É a minha fórmula para lidar com a realidade.

Às vezes não digo "Vai correr tudo bem" por sentir que não está nas minhas mãos e depende da própria pessoa, mas - bolas! - se aceitamos carregar com uma cruz, no mínimo, temos o direito a acreditar na ressureição! E ao terceiro dia tudo vai estar bem, tudo vai recomeçar. Era uma vez a vida...

Boa Páscoa!

P.S. Comam amêndoas de chocolate! (ou as que preferirem!)

O meu xi-curação hoje para: Mãe, Dani, Tia Lena, Madrinha Silvéria

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM