terça-feira, 21 de abril de 2015

Lucidez


(A sério que não escrevo há 7 dias??)

Hoje usei esta palavra para falar de consciência e responsabilidade. Acredito ser uma pessoa consciente e responsável. Não controlo tudo mas esta é a escolha que faço todos os dias, ainda mais depois de ter sido consciente e responsável quando decidi a minha vida há dois anos atrás. 

Lucidez é para mim olhar para a realidade como ela é e fazer escolhas em consciência mesmo que a escolha seja a maior das maluquices para o comum mortal. Como me dizia a D. "Se calhar nós é que estamos certos e os outros é que estão todos errados!" E se calha nós estarmos certos - porque fazemos escolhas que estão de acordo com o que somos e sentimos e não de acordo com o que os outros são e pensam - e os outros estarem errados? 

A lucidez não é fácil. Requere o confronto com o medo (no meu caso, pânico) e, como tal, o recrutamento da coragem. Estou mais consciente do que nunca de que o medo e a coragem estão emparelhados, um casal meio disfuncional que não se larga. Um diz mata e o outro diz esfola. Um vai roto mas o outro vai nu. O medo pode existir sem a coragem mas será sempre só o medo. A coragem pode existir sem o medo, mas será sempre só um substantivo comum chamado coragem. Assim, o medo e a coragem, numa pessoa lúcida, são o veneno e o antídoto que a empurram para trás e para a frente, mas sempre para avançar. Estamos sempre a avançar. Por um substantivo próprio e não comum.

(publicidade Geostar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM