quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Epifania do 2 de Dezembro


Eu tenho alguma resistência quando chega à parte de passar à ação. Talvez por isso este projeto se chame CurAção, para puxar por esse lado meu e por reconhecer que há muitas formas de agir. Uma das aprendizagens que tenho feito, também pelo meu caminho de auto-conhecimento (ou de auto-reconhecimento), é a de que eu avanço muito por "epifanias", momentos criativos que se desenrolam por si só. É quase uma porta que se abre. Isto exige um respeito pela minha intuição difícil de conseguir, porque posso passar 300 e tal dias do ano a pensar que "devia estar a fazer isto" ou "devia estar a fazer aquilo". Uma epifania só pode ser sempre o resultado do trabalho desses dias todos em que não estamos a concretizar, mas exige o respeito pelo tempo, pelo momento certo. Se esse momento não chega, há muito caminho ainda a percorrer. Quando um projeto vem das entranhas e quando o material de trabalho é a própria história - mesmo que se cruze com competências profissionais - há que respeitar esse caminho e esse tempo em que tantas outras coisas ainda estão a acontecer. 

No dia 2 de Dezembro de 2012, voei da cidade da Praia, em Cabo Verde, para a cidade de Lisboa. O vôo foi de madrugada por isso fui para o aeroporto ainda no dia 1, cheguei a Lisboa por volta das 6h do dia 2 e fui internada, nesse mesmo dia, no Hospital de Cascais. Um ano depois, fiz uma sessão fotográfica na "Prainha", na minha viagem de regresso ao país onde adoeci; dois anos depois estava a mudar, pela primeira vez, o layout do blog e este ano, 4 anos depois, estou focada no projeto "Saúde & Criatividade", que tem de sair de mim: faz parte de mim mas pode vir a fazer parte de quem assim o sentir. 

Talvez seja esta a importância das efemérides: chamar-nos a atenção para coisas importantes que, se tiverem impacto em nós no momento presente, vão desencadear algum processo criativo. Até mesmo um ritual, na sua repetição, encerra em si algum material criativo porque nos mantêm em contacto com alguma essência, uma raíz, uma ponte entre passado, presente e futuro. 

Seja este um ritual para manter a celebração e potenciar a mudança que não é mais do que a continuação do caminho. Porque uma mudança não é mais do que seguir caminho. 

Foto Instant Bulb - Espectáculo "Amor. Energia Criativa" - Arte Move

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM