domingo, 18 de dezembro de 2016

Os fortes dão de si



Andei à procura de uma expressão para o título deste post para dizer que as pessoas fortes também adoecem, também quebram, também sentem, mas todas me pareceram curtas para o que quero dizer. Há uma tendência para olhar para algumas pessoas como "duras" porque passaram por muito e continuam ali sempre "firmes e hirtas" porque a vida assim obriga e porque têm almas de gigante - ainda que, por vezes, os centímetros em altura escasseiem. Mas, meus amigos, elas não são "como uma barra de ferro". 

"Dar de si" é uma expressão que também assumiu o significado de ceder, entregar os pontos. E vejam como é bonito: uma pessoa que cede é uma pessoa que "dá de si", dá daquilo que é em prol do outro. Do ponto de vista positivo, é uma pessoa que está ali para o que der e vier, com quem se pode contar, dá o melhor de si aos outros. Do ponto de vista negativo, é uma pessoa que põe tantas vezes os outros à frente de si mesma, ultrapassa muitas vezes os seus limites e tem dificuldades em dizer "NÃO"! 

Os fortes dão de si. Querem ser sempre o que toma conta, o que resolve, o que controla, o que cuida, o que vigia. Tendemos a olhar para eles dessa forma: "Eles aguentam!" porque é assim que se mostram ao mundo. Não mostram o lado da fragilidade, não que esta não lhes assista, mas por proteção, por defesa, por estratégia de sobrevivência - é assim que conseguem. Eles dão de si, entregam-se para servir o outro, com tudo o que isso tem de nobre. Perdem-se muitas vezes entre a servência e a subserviência porque a fronteira é ténue. 

Eu hoje quero sublinhar que os fortes dão de si e que o mundo não tem de confundir isso com outra coisa. Não é fraqueza, não é desistência, não é "podes passar por cima", não é, de todo, permissividade. É que os fortes dão de si e vão querer continuar a dar. Porque lhes está no ADN, na morada da alma, naquilo que são. Cabe-nos o respeito (desenvolveria todo um outro post sobre o que quero dizer com respeito). E a aprendizagem. 


Boas energias para a mãe Nobre que está a chocar uma bem grande! É a única forma de a ter colada ao sofá por uns tempos! Pouco tempo será, já se sabe...



Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM