domingo, 25 de dezembro de 2016

Natal: De-Coração


Foi um mês cheio de obstáculos mas o Natal tradicional acabou por sair! Estive quase para meter os meus pais com febre a caminho "da Lapónia", mas lá se empinaram! Já chega de doenças!

Gosto do Natal e do ritual. Da escolha dos presentes à decoração, passando pelo convívio familiar, pela comida que adoça o espírito até à produção de todo o evento que constitui a noite da consoada. Como a cozinha fica com a mãe, a tia e as primas, ocupo-me da decoração da mesa e dos últimos embrulhos. Não faço planos nem compramos nada para o efeito. A ideia é agarrar no que há em casa e inventar. Já tinha visto algumas coisas na televisão e nas redes sociais, por isso foi procurar um jarro, copos, folhas do jardim, adereços da árvore da Natal e da decoração que já tinham em casa, guardanapos que sobraram do ano passado e pôr mãos à obra. A neve, por exemplo, é feita de sal da máquina de lavar loiça! A Joaninha, que tem 9 anos, quis fazer umas estrelas em tecido que segurassem os guardanapos e coube ao meu pai a tarefa de passar a tarde a cortar 12 estrelas, o número de pessoas à mesa, enquanto ela finalizava os seus presentes DIY (do it yourself).

Houve bacalhau cozido, tradicional, mas também bacalhau espiritual para os mais gulosos. Depois a mesa dos doces, enquanto a Joaninha também nos presenteava com uma surpresa que tinha preparado mas conto mais amanhã! De-coração, sem dúvida! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM