domingo, 13 de julho de 2014

Workshop Cozinha Vegetariana com Gabriela Oliveira


Sábado, 12 de Julho de 2014

Uma das ações relativamente à minha cura é a AlimentAção, não só porque "somos o que comemos" mas porque sinto efectivamente diferenças no meu bem-estar e na minha saúde quando faço uma alimentação mais saudável. Já descobri isso há muitos anos, por isso não foi a doença que me fez atender mais a este aspecto, muito embora não possa negar que tenha ficado doente num ano em que fui mais negligente comigo mesma. Talvez por isso e por entender que a nossa saúde é o resultado de muitos factores, não defendo a intransigência nas escolhas alimentares que fazemos, mas que a alimentação que escolhemos fazer constitua um acto de amor-próprio e de prazer x saúde. A partir da altura em que não como isto ou aquilo porque isto ou aquilo me vai pôr doente, passo a fazer escolhas por medo das consequências e não pelo bom que é comer coisas que, ao mesmo tempo, são saudáveis e me fazem bem. Ou seja, como em tudo, é preciso bom senso.

Não sou vegetariana, não sou macrobiótica, não sou crudívora, não sou vegan, mas sou também tudo isto e adoro as alternativas que estas linhas me oferecem. Cereais integrais já fazem parte das minhas escolhas há cerca de dez anos e já não imagino a minha vida só com massa, arroz branco ou batata como acompanhamentos. Não como carnes vermelhas há 11 anos e não como carne branca desde que estive internada (aquelas pernas de frango em seis meses de IPO acabaram com a complacência que ainda tinha relativamente á carne!), mas não dispenso um peixinho de vez em quando.

Hoje desafiei a minha mãe, que se aplicou ainda mais nas cozinhas macrobiótica e vegetariana no último ano - uma vez que me teve como hóspede inesperada - e fomos aprender um bocadinho mais com a Gabriela Oliveira (facebook). Ficámos a conhecer ao vivo, a cores e a sabores, algumas receitas do seu mais recente livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar". Por que ir a um workshop quando temos um livro fantástico, atrativo na apresentação e na descrição das receitas? Porque há sempre uma partilha de aprendizagens, dicas e experiências que ultrapassam a bidimensionalidade de um livro. E, além disso, há a degustação!!! Ah pois é! Segue-se a reportagem fotográfica, porque todos os sentidos estão implicados quando se trata de alimentação e os olhos são os primeiros a comer!
Eu e a mami com a Gabriela, na foto de cima. Nas outras fotografias, lunch in progress!
De seguida, o menu:

1. Creme de lentilhas com gengibre;
2. Salada crudívora de beterraba;
3. Maionese sem ovo;
4. Tabule de bulgur;
5. Seitan com molho de amêndoa;
6. Assado de tofu com broa;
7. Chá frio;
8. Bolo de coco e cenoura;
9. Pudim de fruta.

Obrigada à Gabriela pela simpatia e pela inspiração (inspiro-me sempre mais com a forma como os professores partilham o conhecimento do que com o conhecimento em si)! E ao restaurante "Origem", no Espaço Amoreiras, que ficará na lista das próximas visitas gastronómicas!

Tenho de confessar que quem tem o livro e quem tem praticado é a mãe CurAção e eu de vez em quando vou lá a casa roubar uma receita ou outra. Já provei várias receitas - todas aprovadas - mas deixo aqui a fotografia de dois dos bolos da Gabriela confecionados pela minha mãe, para a festa do seu aniversário: bolo de chocolate e bolo de banana e noz (os dois sem ovos).



Nota-se que sou gulosa... Atrevam-se!

2 comentários:

  1. Parece-me muito bem!! Também sou gulosa e neste momento 1 fatia do bolo de cenoura e coco seria uma bênção :)

    ResponderEliminar
  2. passando o próximo fim-de-semana do espectáculo da Arte Move, combinamos o lanchinho! temos de programar o menu ;) beijinhoooo

    ResponderEliminar

INSTAGRAM