domingo, 13 de julho de 2014

ReAção


Sexta-feira, 11 de Julho de 2014

Faltam 51 dias para terminar o projecto "curacão em construção" e dar asas ao CurAção. Qual o objectivo desta construção? Este é tão somente um espaço onde vou partilhando o meu primeiro ano depois do cancro, depois da quimioterapia, depois do renascimento... Não tem um tema específico nem as actividades ou ações que partilho têm um fio condutor que não seja EU. Como tal, o único critério é: fazer-me sentido estar implicada nessas situAções no momento presente, seja pela formação profissional ou pelo resgate da minha vida pessoal, seja pela minha curação (cura) ou seja pela curação (curación) das pessoas ou entidades que decido apoiar, por identificação, empatia e realização pessoal. Foi assim que decidi viver a minha cura e foi esta a forma que escolhi para conseguir manter o foco e a direção.

Recuperar
Resgatar
Repetir
Reconstruir
Redirecionar
Reagir


Quando se volta à estaca 0, há que repetir, refazer tudo de novo, não da mesma forma, porque estamos diferentes, mas não há dúvida de que há etapas e degraus que temos de voltar a passar ou subir. Nesse sentido, há uma Re-Ação (também me encontro numa fase de transição em relação ao acordo ortográfico!), porque há um regresso à ação

Por definição, a palavra Reação remete-nos sempre para uma ação realizada em função de alguma coisa, como uma resposta, que pode ir no sentido contrário à ação inicial levada a cabo pelo agente inicial ou, no mesmo sentido, mas contra o mesmo. Aqui reação é um regresso à ação, mas é inevitável não relembrar as minhas ações anteriores a tudo isto, assim como o agente que provocou a reação da cura: a doença.

Ou seja, o projeto CurAção nasce do cancro mas não é o cancro, muito menos existe para o combater, embora o possa prevenir por consequência (acredito eu); constitui um regresso à ação, de uma forma consciente e virada para a concretização, a realizAção; e parte da minha experiência mas não será a minha experiência mas a de cada um que fizer parte desta aventura e se identifique com este conceito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM