terça-feira, 8 de abril de 2014

A vida da Vânia connosco

Segunda-feira, 7 de Abril de 2014




Li o livro da Vânia em quatro horas, sozinha no silêncio da noite. Precisava desse encontro silencioso para a ouvir com o coração. Queria entrar na sua história, como espectadora mas parceira nas emoções. Dizia o Roberto Carlos “o importante é que emoções eu vivi.” E é impossível não embarcar nesta viagem que é a da Vânia, a minha e a de todos nós, como ela diz, seja cancro, acidente, verruga no nariz, desemprego ou balde de água fria. Aliás, todos grandes baldes de água gelada.

Independentemente de ninguém estar preparado para um cancro, há sempre toda uma história prévia que nos encaminha inconscientemente para a sua chegada e, com algum trabalho de casa, para a sua partida, pois claro! Por um lado, reconheço que, quando somos negligentes connosco mesmas, relativamente ao que somos e para onde queremos ou precisamos de ir, estamos mesmo a pedi-las. Por outro lado, revejo-me na história da Vânia no sentimento de saber que temos de passar por tudo aquilo que estamos a passar, mesmo nas fases sem perspectiva, mesmo nos períodos mais difíceis, mesmo quando o chão teima em tremer ou desaparecer, mesmo quando parece que não estamos a ir para lado nenhum e mesmo quando esse rio desagua num cancro. Há uma teimosia que nos leva a um porto pouco seguro. Mas há uma convicção de que é por ali, por uma causa maior. E a causa maior é a missão, o sentido de missão que nos faz quase agradecer termos tido o privilégio de termos tido uma merda de um cancro para finalmente entendermos para onde vamos. Ainda não sei muito bem. Mas, como eu costumo dizer, “ok, mas não quero mais brincar a este jogo!”

Permissão para ser feliz. Se depois da tempestade vem a bonança ou depois da bonança a tempestade, certo é que a vida é dinâmica e feita de dualidades. Claro que o português tem todo um lado saudoso e dramo-queixoso para cultivar que o faz exigir à felicidade que peça licença para entrar, mas também acredito que há uma factura a pagar quando acumulamos tudo muito. O corpo constitui o escape quando não existe outro, mesmo que a catarse surja num momento em que finalmente somos felizes. Mas e todos os outros momentos em que as nossas células reclamaram e não foram ouvidas? Toma lá com um batalhão de células revoltadas a boicotarem o tempo para ser feliz!

Também tive seis meses de recolhimento/internamento até assumir publicamente tudo o que me estava a acontecer. Não me pareceu pertinente ou vantajoso partilhar a desgraça mas fez-me sentido começar a partilha a partir do momento em que eu própria fui descobrindo todos os recursos que tinha para transformar a experiência dramática num processo criativo e numa oportunidade de vida.

Encontrei o blog da Vânia numa fase em que senti necessidade de me rever noutras experiências e tenho vindo a acompanhar a sua aventura. 

Ler o livro fez-me perceber que nunca escrevi sobre os tais seis meses obscuros, que talvez me custe fazer toda essa viagem, mas que também talvez aí resida a chave para a porta da minha próxima paragem. Ou então não. Houve um processo intenso físico experienciado que me permitiu uma cura interna que talvez não necessite de verbo, porque não está ao nível das palavras. 

Ler o livro fez-me questionar que partes da minha história teria eu coragem de expor, com a generosidade com que a Vânia o faz. 

Ler o livro fez-me chorar na parte em que a família se manifesta, porque os outros nesta história de ter cancro caminham connosco numa estrada paralela, sempre ao nosso lado, mas sem poderem saber o que é estar no nosso lugar, numa angústia desonesta. (Mas, Vânia, se eles têm de alterar a sua vida por nossa causa, é porque a nossa causa também lhes pertence, porque eles também estarão a precisar dessa mudança e porque a nossa cura também lhes permite o encontro com o que eles precisam de curar em si mesmos. No meu caso, a doença fez-me voltar para Portugal, mas acredito que as mudanças específicas e particulares que a doença exige sejam as necessárias, para nós e para os que nos rodeiam.) 

Ler a Vânia motiva-me porque a sua felicidade é contagiante e inspiradora. Eu sei que, se ela é capaz, todos somos. E vamos que vamos!

No dia 12 de Abril a Vânia vai dar um WS a carequinhas lutadoiras, onde vai partilhar todas as dicas que tem vindo a publicar no blog e que constam do livro, no âmbito do seu projecto "Lenços da Solidariedade". Até lá podem doar lenços, entre outros locais, no Jardim da Cerveja (para quem está em Cascais), os quais serão redistribuídos por outras cabeças lindas que também se estão a curar, de corpo, alma e coração. Consultem o blog e a sua página no facebook. O lançamento do livro será no dia 17 de Abril, na Fnac do Chiado, pelas 19h.


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM