quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Noite Feliz


Hoje é dia de Natal, não posso falar sobre o Carnaval! Mas não estou muito inspirada para falar no Natal, porque já dei ao Natal o que tinha a dar. Há dois anos estava sozinha em Cabo Verde e há um ano estava no IPO, por isso há três anos que não tinha um Natal à séria, com tudo o que tem direito, mas, para dizer a verdade, há muito tempo que não tenho muita coisa e neste momento em que escrevo já estou noutra frequência. Ontem à noite, Consoada, estava mesmo com o espírito natalício e a minha energia estava sobretudo com as pessoas que têm natais diferentes, que perderam pessoas este ano, que estão doentes e que estão hospitalizadas, que têm familiares no hospital, que estão fora do país, que estão longe dos seus, das pessoas que passam esta quadra sozinhas. Tive direito a estar com os meus, mas não perdi o sentido nestes outros que estão de alguma forma dentro de mim, a partir da altura em que habitam o meu pensamento.

Aprendi a respeitar a experiência dos outros como sua, no sentido em que não posso retirar-lhes a dor que tem uma função e valor específicos na sua vida e na sua aprendizagem, assim como tive e tenho a minha, mas, dito isto, gosto de contribuir para que não se sintam sozinhos nesta viagem. Não devíamos nunca sentir-nos sós porque fazemos todos parte desta experiência que é a vida e talvez por isso tenhamos a capacidade de não sermos indiferentes ao que se passa ao nosso lado. Ainda assim, é mais fácil ser tocado quando nos toca a nós. Se aquilo que passei nos últimos dois anos me tiver ajudado a ser uma pessoa melhor, sinto-me grata. E se, neste Natal, consegui sentir-me mais ligada, também.

Renascer tem um valor indubitável, rir de mim própria não tem preço e rir com os outros é impagável. Se entretanto tiveres de chorar, também choro contigo porque não há nada em ti que não exista ou não tenha já existido em mim. Obrigada, menino Jesus, por nos lembrares de que somos todos luz e que não andamos cá por acaso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM