terça-feira, 24 de setembro de 2013

AÇÃO: Poesia

Enquanto estava aqui num dilema ético sobre expor ou não o poema que se segue, descobri que a autora já tem vários publicados e faz todo o sentido neste contexto.

Durante o período de hibernamento, cruzei-me algumas vezes com a Z. (Dona Z., pela idade de avó, mas eu tenho alguns problemas com a utilização de pronomes de tratamento... gosto de nomes...) e recordo com carinho a sua primeira vez como doente naquela enfermaria. Como gosta de falar! Às vezes eu até tinha de pôr os olhos na tv ou no livro para descansar um bocadinho. Não era má vontade, mas tinha de poupar energias e manter reservas consideráveis para fazer frente a um inverno tão rigoroso (e não falo da chuva). Mas não gostava só de falar. Gostava sobretudo de escrever.

Se há dúvidas do poder de transformação do trabalho criativo, publico aqui um dos poemas que partilhou comigo Nasatimiso (pseud.), porque sei que a Z. é assim generosa e os foi distribuindo por médicos, visitantes, doentes e restante pessoal. E assim se transformam verdadeiros dilemas!

Fazer um poema!

É transcrever num papel
O que nos vem ao pensamento
Ou o que se está a sentir
Naquele próprio momento!
Mas...
Com palavras adequadas
De carinho e ternura
Fazem-se frases moldadas
Enchendo-as de beleza pura!
E assim...
Se vai transformando
Uma mensagem em poema
Dando carinho e amenizando
Um ou outro dilema!

Nasatimiso
7/7/00

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM