quinta-feira, 7 de agosto de 2014

CV


Nos últimos anos a sigla CV para mim significa Cabo Verde, mas hoje significa Curriculum Vitae, como é mais comum... E actualizar ou refazer um CV com um ano congelado leva-me a questionar... que colocar no lugar do ano sabático imposto pela vida? Encontrei esta definição de ano sabático que encaixa parcialmente naquela que se pode dizer que tenha sido a minha experiência:

http://vidaedu.com/ano-sabatico/                                         Semelhanças com a experiência sabática de
                                                                                          ter um cancro:
______________________________________________________________________________

Trata de um período, que não tem de ser necessariamente um ano, em que se parte à aventura, se deixa o que é familiar e se procura sair da zona de conforto. Uns procuram fazê-lo a estudar, outros a trabalhar, outros em ações de voluntariado e outros juntando as todas as coisas. A ideia de ano sabático é sobretudo de crescimento pessoal, um período educativo, fora do país.
Para os que tiveram a oportunidade de fazer, descrevem esta experiência como uma vivência única, necessária, um período de crescimento e autoconhecimento que os devolve à terra Natal mais completos.A maioria das pessoas faz este ano sabático depois de terminar os estudos universitários, mas há muita gente a fazê-lo num intervalo de carreira. A verdade é que o ano sabático é um conceito muito bem visto para quem está a recrutar porque mostra que o candidato é capaz de se desenvencilhar, sair da zona de conforto e fazer o esforço extra, se necessário.
O termo tem origem na palavra sabá, período entre a sexta-feira e o sábado, comum nas comunidades judaicas que se dedicam ao descanso religioso, em que não deve ser realizada qualquer atividade. Este período de inatividade supunha uma melhoria na produtividade. O costume de aplicar essa tradição religiosa judaica a outros níveis da sociedade surgiu no século 19, nas universidades americanas sob o nome de licença sabática que era atribuída aos professores para se afastarem das atividades regulares e fazerem reciclagem curricular. Por isso é atualmente um conceito totalmente ligado ao sistema educativo.
Foi apenas nos anos 50 que o conceito atingiu o tecido empresarial. Algumas empresas adotaram os programas sabáticos que permitiam aos seus colaboradores afastarem-se das suas atividades normais, durante um período de tempo, para se dedicarem a uma atividade que lhes agradasse e que lhes permitiria voltar mais motivados, criativos e mais produtivos.


      Aventura (ou desventura)
      Deixar o familiar
      Sair da zona de conforto




       Vivência única
       Período de crescimento
       Autoconhecimento
       Mais completa


       Capacidade de me desenvencilhar em
       situações atípicas




Descanso "religioso"
Sem realizar qualquer atividade
Inatividade que vai melhorar produtividade










Atividade pouco agradável mas que me permite voltar mais motivada, criativa e produtiva











E assim se transforma uma experiência que pode levar à segregação sócio-profissional numa mais-valia para qualquer empregador! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM