sábado, 9 de agosto de 2014

CaracterizAção


Durante o ano Curação-em-construção propus-me aceitar novos desafios e experimentar coisas novas apenas por gosto, identificação e/ou aprendizagem, com o significado maior de celebrar a vida. Com especial interesse pelas áreas criativas, a nível profissional, quanto mais eu aprender sobre as mesmas, mais as poderei aplicar nos contextos educativo e terapêutico. Nesse sentido, utilizando as técnicas criativas como mediadores da expressão e crescimento de uma pessoa, um grupo ou sociedade, é mais importante para mim conhecer os materiais e as suas potencialidades do que saber chegar a um produto final artistico. Num contexto terapêutico, o produto final é sempre um resultado da história da pessoa que o produz. 

Por outro lado, se puder desenvolver a sensibilidade artística e até o jeito, tanto melhor porque também aprecio produtos que obedecem a uma estética e que servem uma história a ser contada. Até fazer a pós-graduação em técnicas expressivas (2011), era incapaz de desenhar, pintar ou enveredar pelas artes plásticas. Assim que me permiti experimentar sem pensar no resultado final, todo um novo mundo se abriu à minha frente, com ou sem jeito. 

Ontem aprendi mais umas coisas no que diz respeito à caracterização de personagens, neste caso, para uma peça de teatro-musical protagonizada por crianças no contexto de um workshop de Verão de musicais infantis realizado na Arte Move pelos professores de teatro e dança, Pessoa Júnior e Paula Careto. Já tinha tido contacto com estes materiais no ãmbito das actividades comunitárias desenvolvidas em Cabo Verde, num contexto de animação infantil. É interessante ver como os mesmos materiais podem servir contextos e objetivos diferentes.

E os nossos meninos transformaram-se em verdadeiros animais da floresta na história do Rei Leão. "Eu mal posso esperar para ser rei!" cantavam os meninos que mal podem esperar por continuar a crescer e a participar em actividades que promovem o seu desenvolvimento artístico e pessoal. 

Na parte da caracterização, créditos do Pessoa Júnior. Ajudei nas cores base mas ele fez a arte e a magia! Obrigada Arte Move por estes desafios e aventuras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM