terça-feira, 31 de janeiro de 2017

FertilIDADE


Anda para aí uma campanha financiada pela DGS que nos manda - a nós, mulheres! - cuidar da nossa fertilidade. Em tom de ameaça, manda-nos pensar muito bem na nossa vidinha, não vá o nosso prazo expirar e depois querermos ter filhos e... ups, já foste! Está aberta a caça-ao-homem-para-fazer-filhos-antes-dos-35-anos! E uma época especial para quem se atrasou e não acasalou antes dos 35, uma época especial que não tem garantia - como se os casais que tentam ter filhos "atempadamente" tivessem garantias algumas...

Ah, falamos de probabilidades... Ui, vamos falar de probabilidades! A minha probabilidade de estar aqui, hoje, a falar com vocês, era muito reduzida. A probabilidade de engravidar depois dos tratamentos de quimioterapia que fiz, para um cancro no último estadio, é reduzida (30% ou lá o que é!). Juntando a isso o facto de ter 36 anos, ainda pior! Juntando ainda o pormenor de não querer produzir um filho de forma independente e não ir para o Tinder procurar um homem que diga que procura parideira, as probabilidades já estão praticamente no chão. Bem feita! Devia ter pensado nisto antes, devia ter revisto as minhas prioridades, devia ter escolhido melhor os meus parceiros, devia ter querido ser mãe no tempo "certo"!

De uma certa maneira, responsabilizo-me e vou sempre responsabilizar-me por não ter filhos com a idade que tenho, assim como me responsabilizo por várias áreas da minha vida e por várias escolhas que fui fazendo, bem como pelas escolhas que continuo a fazer. Não preciso de campanhas que me venham responsabilizar pela baixa taxa de natalidade do meu país! Não preciso! E digo-vos porquê. 

Não preciso do estigma de que uma mulher da minha idade que encontre um companheiro vai querer filhos ou de me cruzar com homens que vão pensar automaticamente: "Txi, deixa-me fugir desta que, com esta idade, vai querer ter filhos!" Convenhamos que um cancro pode ser um espantador de homens mais eficaz!

Não preciso do estigma de que a culpa é das mulheres! As mulheres querem ser modernas, fazer as mesmas coisas que os homens fazem, ter carreiras, andar na-boa-vai-ela e lixam o esquema todo! 

Não preciso do estigma de que a culpa é sempre das mulheres! E, se ele for infértil, mudo de marido? 

Não preciso do estigma de que as mulheres é que querem sempre ter filhos! (Há realmente muita gente por aí que parece obra do espírito santo!)

Não preciso do estigma da idade! As mulheres envelhecem e já não são férteis, por isso vamos lá, homens, procurar meninas com metade da vossa idade, ainda dentro do prazo de validade! Claro, porque eles andam aí loucos para fecundar meninas frescas e fofas, justamente, no seu período fértil!

Não preciso de me preocupar com o número de óvulos que os meus ovários têm. Não tenho controlo sobre isso. Até ver, acho que o espermatozóide é um tipo monogâmico! Se um óvulo meu um dia tropeçar num espermatozóide, a ver vamos... Antes disso, preciso eu de tropeçar num homem com tom****! E, depois disso, precisamos os dois de querer ter filhos!

Felizmente, há muitas mulheres aí para provar que esta campanha está completamente desatualizada! E as mulheres - ou os casais - que tentam engravidar durante anos e só conseguem depois dos 35, senão mesmo 40? Qual seria o discurso para estes? Por certo, muitos homens também não se revêem nesta campanha! A cultura do medo ainda tenta ganhar terreno à custa destes assuntos sensíveis, através de discursos paternalistas que continuam a visar controlar e massificar comportamentos e populações. 

Acredito eu que somos muito mais férteis em criatividade e que conseguimos muito melhor do que isto (se queremos MESMO ajudar em vez de desajudar, emitindo juízos de valor e culpabilizando)!


À procura da melhor fotografia para iniciar a caça-ao-homem!


Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM