quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Retiro


Hoje percebi que continuo a precisar do espírito dos 365 dias que deram o mote a este blog. Não por existir um compromisso público mas porque a cura constitui um compromisso comigo mesma de me manter alinhada com quem sou e não com o que se espera que seja. Às vezes a fronteira dilui-se.

Aprendi sobre mim, através da experiência do cancro, que as minhas decisões devem vir do silêncio e devem ser tomadas com o coração sossegado, porque devem vir da essência. E para não entrar num discurso demasiado abstrato e new age: quando o corpo, a mente e a alma andam muito atrapalhados e as emoções nos enrolam, nada melhor do que a distância para chegarmos mais perto da verdade. Ok. Abstrato. New age.

Utilizei a mesma lógica neste momento, não para uma decisão, mas para entender os últimos sintomas que me acompanham há dois meses, que indiciam uma menopausa precoce, ou seja, para mim, um retrocesso no processo de recuperação (aparentemente). Hormonas desreguladas, cabeça atolada, hora de voltar ao sossego. Não saberá o meu corpo dizer-me o que devo fazer para o reequilibrar? 

Fazer uma meno-pausa (do grego, men significa lua/mês) é, para já e agora, fazer uma pausa no mês, um retiro de dois dias para reequilibrar e reconectar. No caminho, despertei todos os sentidos. A Natureza dá-nos cores, cheiros, sensações, sons e sabores. É só deixarmo-nos guiar! Se conseguimos a resposta? As respostas vão chegando se nos deixarmos envolver na experiência, mesmo que o pensamento continue a bombardear-nos com preocupações e afazeres que ficaram por fazer. Como dizia a Maria do Céu Guerra, no Alta Definição (SIC) "Viajar não é chegar a algum lado. É ir."

E fui. Senti-me tão grata. Até agradeci à suposta menopausa ter-me trazido a oportunidade de me reencontrar. Aqui partilho o meu encontro com o meu potencial criativo, pleno de sentidos e curação, Porque manter-me cri-Ativa é o único protocolo que não quero falhar. Não produtiva, mas criativa. Não reprodutiva, mas fértil.   

Ir
Pedras no caminho
ConduzIr
Degraus
Muuuuu
Vim pastar
Mergulhos
Ainda não pesquei muito
Esconderijos
grey area
Long way
Entrelinhas
Auto-retrato
a menina senta-se?
A princesa sai do castelo para ver em perspetiva. É tudo uma questão de perspectiva.
A luz no fundo da estrada

P.S. Amanhã escrevo sobre os últimos eventos:

- Congresso Mundial de Psicologia Oncológica
- Tertúlia Terapia SimBiológica
- Palestra para o projeto "Cancro é Vida"
- "Quimioterapia e Beleza" em Portugal

3 comentários:

  1. Querida Rita, as tuas palavras enchem a alma de quem te lê, fantástica sensação - verdadeiro cocktail de sensações.
    Contigo é mesmo IR, sabendo andar, sentir e parar, mas nunca deixar de seguir...

    Beijo no teu corAção <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre VOU mas é esse o desafio... apenas ir... e confiar... obrigada Sandra, também pela inspiração. e por seres de ações! xi.cor <3

      Eliminar

INSTAGRAM