segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sono reparador e curador

do livro "Practical Chinese Medicine" de Penelope Ody

Hoje resolvi investigar por que me é difícil deitar cedo e cedo erguer, sabendo que quero saúde e quero crescer. 
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o nosso Qi (Energia) passeia-se pelo nosso corpo a um ritmo bem definido. Distúrbios do sono podem revelar desequilíbrios num determinado órgão e vice-versa, por isso convém respeitar os horários em que o corpo realiza processos de desintoxicação, dando-lhe descanso às respectivas horas. 
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (link), o sono depende do estado do Coração (Xin) e do Fígado (Gan).  O coração é o monarca, o fígado o general.
O sangue é o fluido do coraçãos. Quando o sangue não é abundante, entende-se que as funções do coração enfraquecem, o seu ritmo fica desregulado, levando à agitação e é essa agitação que perturba o sono. Dentro da visão chinesa, o Coração também abriga a Mente (Shen) que rege a consciência do indivíduo. E o coração abriga também os sentimentos, dessa forma precisa de tranquilidade, qualquer sentimento muito forte vai afetar perturbar o coração, a consciência e mente e contudo ficaremos perturbados. Portanto, desordens físicas no coração desencadeiam ansiedade e o sentimento de ansiedade lesa as funções do coração.
Enquanto o Coração rege a circulação de sangue, o Fígado dá o direcionamento para o sangue enquanto estamos em atividade. Para que você faça qualquer movimento é importante usar as articulações e os tendões, essa nutrição é responsabilidade do Fígado. Quando não há sangue suficiente, a nutrição fica acometida, o Fígado fica sem direção, as suas funções perdem-se e a mente vaga durante a noite. Por isso, quanto mais estimulados ficamos no período da noite, menos temos vontade de dormir. Se o cérebro é estimulado vai requerer sangue e energia, dando mais trabalho para o Fígado num momento em que a energia deveria ser recolhida e que ele pudesse trabalhar em paz, libertando enzimas para o metabolismo por exemplo. Assim, o hábito de deitar-se tarde lesa as funções do fígado, deixando-o hiperativo. 
Segundo o site http://muitomaissaude.wordpress.com/, é num estado de sono profundo que órgãos como a vesícula biliar, o fígado e os pulmões realizam as suas atividades de eliminação. A energia está concentrada, por exemplo, no intestino grosso, nas primeiras horas da manhã (entre as 5h e as 7h), pelo que essa é a hora indicada para evacuar, se nos levantamos cedo, como é suposto. Das 7h às 9h temos a hora do estômago e devemos então tomar o pequeno-almoço a essa hora. 
Seguindo esta lógica, às 21h já devíamos estar a descansar, uma vez que o sistema linfático realiza a sua desintoxicação. Às 23h devemos dormir para que a vesícula biliar faça o seu trabalho descansada. À 1h, é a vez do fígado e das 3h às 5h os pulmões. Assim que o sol nascer, estamos a acordar. 
No meu caso, sendo o fígado o órgão que tenho mais debilitado, entendo, à luz da MTC, que esteja agitada até às 3h, mas também que agitar-me até essa hora também não lhe traz saúde nem lhe permite cumprir a sua função. E eu que gosto de criar e escrever a essa hora! Quando era estudante, também estudava "fora de horas". Mas depois, temos maus fígados e ninguém me quer de mau humor!
Deve haver outras teorias que justifiquem o deitar cedo e o cedo erguer e não custa alinhar-nos com os ritmos da natureza, uma vez que fazemos parte dela. Ou tentar que essa seja a rotina e não a exceção. 
(Este artigo vale o que vale, resultado de pesquisas caseiras. Convém consultar um profissional de MTC para saber deste assunto com o devido rigor.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM