quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Antes e Depois #9

 
26/05/2013
 
Teria tanta coisa para dizer sobre o intervalo de tempo que separa estas fotografias. Também podia ter feito um "antes, durante e depois" porque nos conhecemos em Cabo Verde, mas aí a viagem ainda seria maior. Lembro-me das anonas/pinhas/graviola que trouxeste de CV diretamente para o IPO, na fase em que tudo valia para me manter agarrada à vida. Esta primeira fotografia está num álbum que se chama "entre o 5º e o 6º ciclo", tinha saído havia cerca de 15 dias do último internamento e, como tal, toda eu era felicidade, ainda que amarelada dos tratamentos. "Sinto-me curada. O meu corpo ainda está assim, mas a minha cabeça já está lá à frente." E era a única forma que eu tinha de explicar que sabia que estava a caminhar para uma fase nova, sem hospitais, sem medicação, rumo a uma nova vida. A intuição está sempre à frente da razão.
 
12 kgs separam estas imagens e com eles o peso da vida. Era tudo o que queria, voltar à vida "ativa" mas daqui concluo que a vida literalmente - sou sempre tão abstrata quanto literal - pesa. Ou pesa-me. (António, está a dar uma kizomba na rádio enquanto escrevo estas palavras! Cabo Verde chama-me!) 
 
O meu desafio agora é resgatar a leveza que tinha no olhar e no espírito na fase em que me encontrava em estado de graça apenas por ter finalmente saído do hospital e poder usufruir das coisas simples da vida e conciliar este espírito livre com as exigências e as responsabilidades de uma vida adulta e de compromissos.
 
Porque um compromisso não tem de pesar nem prender ninguém, tem de ser a liberdade de cumprirmos com o que escolhemos. Resultado da nossa conversa e desta reflexão, compromisso significa "com a promessa" (com+pro+misso) e para mim agora é assim (valham-me os 3 anos de latim, a paixão por linguística e etimologia):
 
- Promessa = Promisso = Pro-Missão -
A favor de uma missão, um projeto.
 
- Compromisso
Cumprir uma missão em conjunto, com alguém (pessoal, familiar, profissional, social, espiritual, et cetera)
 
Portanto CurAção é compromisso. Viver é comprometer. E não teria piada de outra forma. Menos uns quilinhos depois de fazer este post :)
 
Being myself I've got nothing to prove
(canta a Tracy Chapman neste momento na rádio)
 
06/01/2015
 



(Segundo o Google, pro-meter originalmente seria "enviar alguém à frente", mas já estou a usar o significado que a palavra adquiriu entretanto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM