quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Atestado de Incapacidade Multiuso


Aos doentes oncológicos é-lhes concedido este atestado e podem utilizá-lo em multi-situações como o nome indica. A verdade é que me esqueço que o tenho, porque não me sinto incapaz ou portadora de deficiência alguma. Por outro lado, é verdade que a vida, quando tira, também dá. Se passei um ano de sofrimento com muitas horas de sala de espera acumuladas, por que não usufruir do direito de não estar nas salas de espera das repartições públicas nos próximos tempos?

Sinto-me um bocadinho impostora porque chego com todo um ar fresco e fofo e passo à frente de toda a gente (fiz isto depois de estar horas à espera porque não me lembrei do dito papel). Mostro o papel timidamente e fico com a consciência pesada perante as pessoas nas filas, mas acredito que o facto de ter a vida facilitada num país movido a papéis faz parte de uma sociedade inclusiva e reabilitante. E, sim, sou portadora de uma necessidade de reintegração sócio-profissional bem como afectivo-emocional.

Coincidência ou não, fui pedir o primeiro cartão do cidadão precisamente depois do meu processo de reciclagem que constituiu o ano de 2013. Bye-bye B.I., NIF, NISS e cartão de saúde, agora sou cidadã com cartão único. É tempo de integrar.

A título de curiosidade, a senhora perguntou-me se eu estava a fazer quimioterapia e decidiu não retirar as minhas impressões digitais que os tratamentos podem alterar. Até de pele mudamos. Renascida, reciclada, restaurada e, espero que, brevemente, reintegrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM