domingo, 17 de novembro de 2013

Carpir.


Hoje carpo. Não só por ter sabido de mais uma morte, desta feita de uma menina cabo-verdiana de 16 anos, que eu pus a dançar funaná na enfermaria do piso de hematologia do IPO e que saía da sua cama e do seu quarto para se ir sentar ao lado da minha cama até as enfermeiras a expulsarem de lá, não fosse ela tentar fugir novamente do prédio. Tratavam-na como uma criança, mas duvido que algum dia o tenha deixado de ser. E ali no meio dos velhos, era. Ainda não me acredito muito nisto, porque parece que ainda a estou a ver a enrolar o lenço na cabeça, fazendo jus à sua origem, e a inspirar-me para fazer o mesmo e lançar a moda.

Hoje carpo. Se calhar é mais fácil enganar a vida do que a morte, embora eu acredite que podemos enganar a morte se agarrarmos a vida. Carpe diem. Todos os dias. E prometo dançar um funaná com toda a alegria que se lhe impõe. E prometo ser feliz na tua terra. E prometo fazer tudo o que tem de ser. Carpo diem. Carpo vitam.

Relembrando "As Centenárias", peça a que fui assistir na última 4ª feira e que terminou hoje, no Teatro Meridional, em Lisboa... Com a brilhante interpretação das 3 actrizes em palco, homenagearam as carpideiras que tanto vivem perto da morte por não a querer ver de perto, em modo de manter o inimigo sob vigilância, conhecer-lhe os truques todos para poder passar-lhe uma rasteira sempre que este se apresentar. Acho que nunca vi a morte de frente. Passou-me ao lado. Mas não há morte que não nos remeta para a vida. Por isso, sim, vamos carpir e lamentar o que tem de ser carpido e lamentado, para depois continuar a carpir mas cada dia, um depois do outro, e em bom. Carpo mais o dia do que a noite. Pelo menos pretendo.

Obrigada Flávia (Gusmão) pelo MoMo - outra peça muito especial - e pela tua carpideira brilhante. Cá te espero na também tua terra, para um funaná sem manha...



Carpir. Do latim carpo, carpere.
http://www.os-sinonimos.com/sinonimo-de-carpir

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM