terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Não vamos todos para velhos porque alguns não vão chegar lá



Ser velho é uma coisa diferente de estar velho. Tantas vezes usamos a expressão "Estamos velhos!", quando identificamos os sinais que nos dizem que já não temos 20 anos. Continuamos jovens, mas com expressões como "É da idade!", "Já não vou para nova!" ou "Estás velho!" Os indicadores normalmente são físicos, mentais e comportamentais: a forma como o corpo responde, a forma como pensamos, as coisas que nos apetece ou não fazer. A maior parte das vezes o que estamos a querer dizer é que somos adultos. Mas, hoje em dia, ser adulto é algo como "estar-se velho". 

Ser velho é diferente. A idade é tão mal vista na nossa sociedade que se diz que "está no espírito" ou que "quem mantém o espírito jovem nunca envelhece". Ser velho é uma categoria que é importante resgatar e valorizar porque ser velho é ter muito mais anos disto, é saber muito mais da vida, é ser História sem ser museu. Tenho para mim que os nossos velhos vão adoecer menos quando esta sociedade tiver orgulho na velhice, na capacidade -  se me permitem - de aturar tanta coisa durante tantos anos! 

Sei que "estou velha" quando guardo uma caixa nova de comprimidos num determinado sítio para não me esquecer e, quando preciso dela, não me lembro onde a guardei. Já chegámos a este ponto? Já. a) Acham que faça uma oração do youtube para encontrar coisas perdidas? Ou b) Interprete como um sinal de que não quero tomar os comprimidos? Não, não vos dou mais alíneas!

Também devo um elogio ao comprometimento da saúde mental porque, na verdade, considero que os rótulos somos nós que os pomos. A última vez que fui ao hospital, estava um senhor a cantarolar e a falar alto. Estava entretido com os seus cantares e as letras dos seus faduchos favoritos. Acho, sinceramente, que o nosso cérebro é muito mais inteligente e estratégico do que alguma vez pensamos. Chamamos-lhe velhice, loucura ou demência, entre outros nomes. É ou não é inteligência dar música numa sala onde se espera 3, 4, 7, 10 horas? 

É tão bom ser primo, ter pai, mãe e avó. É tão bom ter vivido e ter quem goste de nós. (cantava ele)



P.S. Próximo post: "Como sobreviver neste mundo?"

a) Envelhecendo
b) Enlouquecendo
c) Alíneas a) e b)

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM