quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

3 anos de IPO


No mês passado, quando fui à consulta de rotina no IPO, a Dra. Francesca perguntou-me entusiasmada "Já passaram 3 anos, não foi?? Que nos conhecemos!" E eu respondi: "Sim, no dia 10 de Dezembro!" E voilá, é uma forma bonita de pôr as coisas. Há 3 anos que conheci a Dra. Francesca. Por acaso, para ela me dizer que eu tinha um linfoma não hodgkin - estadio IVB. Nunca ouvi da sua boca que era o fim da linha ou que a linha era fininha. Às minhas perguntas em relação ao futuro, dizia que não sabia, que os médicos também estavam sempre a aprender com os doentes. Também por coincidência, faz hoje 3 anos que fui à primeira consulta no IPO e lá fiquei, até ao ano seguinte. Faz hoje 3 anos que conheci a Dra. Francesca. Entretanto eu já estou recuperada e ela já tem uma filhota linda. Porque a vida continuou. A vida continua. 

Tenho para mim que é a Dra. Francesca que me mantém nas consultas de rotina do IPO, porque não considero nada saudável a janela dos 5 anos a prender-nos ao cancro, para além de que não são os exames que me vão dizer da minha saúde, mas a forma como me sinto. Como não faço exames - só análises de sangue - acho que, nos dias de consulta, vou lá visitá-la. São visitas de amor e não de medo. 

No primeiro ano, sentia necessidade de lhe provar que o que me tinha dito quando renunciei ao transplante e a parte dos tratamentos não era verdade, que eu ia ser capaz de recuperar e que ninguém me podia dizer que eu não tinha hipóteses de outra forma! Agora já me libertei desse vínculo, dessa necessidade, porque acredito mesmo no caminho e sei que não estou aqui para provar nada, mas para viver da forma que escolhi.

Por isso, hoje celebramos 3 anos deste namoro, mas, agora, à distância pois não faço tenções de a ver tão cedo!


Ribeira, Porto - Dezembro/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM