terça-feira, 4 de outubro de 2016

Não estar "à espera"


Já meti na cabeça que tenho de escrever todas as minhas ideias e todas as coisas que oiço que me inspiram, mas, de meter na cabeça até isso acontecer, vai uma grande distância. Quero escrever porque a memória já não é o que era e, entretanto, esqueço-me de que tenho de o fazer! Claro! 

Depois é dar por mim a fazer um esforço gigante para me lembrar e perceber que deixo que as minhas ideias caiam, se percam, até nunca mais. Ou até reaparecerem de outras formas. É tão difícil interiorizar verdadeiramente as mudanças e agir de forma adaptativa. 

No outro dia, numa sessão, eu estava eu muito constipada e a tossir muito, quando, a meio de um exercício que propus, uma aluna diz: "Não sei se a dança me faz bem ou não. Ainda não percebi." Eu propus que, sendo assim, o descobríssemos juntos: "Então vamos descobrir!" Não faz mal não saber, porque, mais dia menos dia, a descoberta revela-se. 

Nos últimos minutos, sem me aperceber, deixei de tossir. Na despedida, ela diz: "Já está melhor da constipação!" Fico surpreendida e ela esclarece-me: "Então, estava a tossir muito e já não está! Quer dizer que a dança faz bem!"

E é assim que as coisas se revelam, mais depressa ou mais devagar, em nós e tantas vezes através dos outros que nos assistem no caminho. Sem estarmos à espera. Nem tudo na vida se resolve numa hora - quase nada! - mas ouvia eu hoje na tv que "os milagres não se fazem a prestações"... Há um qualquer momento mágico que marca o ponto de viragem, um clique, um clique que não traz botão, um clique que simplesmente acontece, eventualmente com data e hora marcadas nas estrelas, mas que nunca se vai saber. E é aí que a expressão "quando menos esperares..." ganha verdadeiro sentido. Porque os milagres não se esperam; pedem-se e (a)guardam-se sem cobranças, sem desconfianças, sem pressas.




Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM